AS LETRAS em PORTUGUÊS              
Paulo Coelho   Jose Saramago    Instituto Camões Lista de obras en portugués
As Pequenas Memórias

José Saramago

Editorial: Caminho.
PVP: conforme tarifa

Geração da Utopia (A)

Pepetela

Editorial: Dom Quixote.
PVP: conforme tarifa

As Pequenas Memórias é um livro de recordações que abrange o período entre os quatro e os quinze anos da vida de José Saramago. O autor tinha As Pequenas Memórias na cabeça há mais de 20 anos, por isso a altura para o escrever era esta: "Queria que os leitores soubessem de onde saiu o homem que sou". O romance de Pepetela, objeto desta crítica, é de fato um romance engajado, cujo teor de criticidade e denúncia se mostra presente em cada capítulo, em cada espaço. São momentos que por vezes nos conduz e nos leva em direção à realidade revolucionária, transformadora e sonhadora das personagens constituintes desta obra. ...(+)
Ensaio sobre a Lucidez

José Saramago
Editorial: Caminho.
PVP: conforme tarifa
O homem duplicado

José Saramago

Editorial: Caminho.
PVP: conforme tarifa

Num país indeterminado decorre, com toda a normalidade, um processo eleitoral. No final do dia, contados os votos, verifica-se que na capital cerca de 70% dos eleitores votaram branco. Repetidas as eleições no domingo seguinte, o número de votos brancos ultrapassa os 80%.
Receoso e desconfiado, o governo, em vez de se interrogar sobre os motivos que terão os eleitores para votar branco, decide desencadear uma vasta operação policial para descobrir qual o foco infeccioso que está a minar a sua base política e eliminá-lo. E é assim que se desencadeia um processo de ruptura violenta entre o poder político e o povo, cujos interesses aquele deve supostamente servir e não afrontar.

Tertuliano Máximo Afonso, professor de História no ensino secundário, «vive só e aborrece-se», «esteve casado e não se lembra do que o levou ao matrimónio, divorciou-se e agora não quer nem lembrar-se dos motivos por que se separou», à cadeira de História «vê-a ele desde há muito tempo como uma fadiga sem sentido e um começo sem fim».
Uma noite, em casa, ao rever um filme na televisão, «levantou-se da cadeira, ajoelhou-se diante do televisor, a cara tão perto do ecrã quanto lhe permitia a visão, Sou eu, disse, e outra vez sentiu que se lhe eriçavam os pêlos do corpo»... Depois desta inesperada descoberta, de um homem exactamente igual a si, Tertuliano Máximo Afonso, o que vive só e se aborrece, parte à descoberta desse outro homem. A empolgante história dessa busca, as surpreendentes circunstâncias do encontro, o seu dramático desfecho, constituem o corpo deste novo romance de José Saramago.
"O caos é uma ordem por decifrar" (livro dos Contrários)
O Homem que sabia a mar

Silva Carvalho, Armando

Edita: Dom Quixote.

PVP:conforme tarifa
Maktub

Paulo Coelho

Edita: Pergaminho.
PVP: conforme tarifa.
 
"Silvestre é um manfioso, murmuravam os meus muitos inimigos. Silvestre é im louco com sorte, diziam as invejas que também nunca foran poucas. Mas eu costimo afirmar que a loucura, devidamente orientada, tem formecido gestores a nível mundial que ficaram célebres. Célebres, pela desgraça que trouxeram aos povos. Célebres pela alegria que lhes souberam dar, trazendo algum sentido às suas vidas."
Este volume reúne os textos que foram publicados no espaço de um ano, em periódicos brasileiros, ( a partir de Junho de 1993), por solicitaçâo insistente de muitos leitores. Trata-se de pequenos textos que reflectem sobre as liçôes do grande Mestre do Autor e sobre pequenas parábolas de outras fontes.
Levantado do Châo

José Saramago

Editorial: Caminho.
PVP:conforme tarifa.
Veronika Decide Morrer

Paulo Coelho

Editorial: Pergaminho.
PVP: conforme tarifa.
"Do châo sabemos que se levantam as searas e as árvores, levantam-se os animais que correm os campos ou voam por cima deles, levantam-se os homens e as suas esperanças. Também do châo pode levantar-se um livro, como uma espiga de trigo ou uma flor brava." (Saramago)

Seja como a fonte que transborda e nâo como o tanque que contém sempre a mesma água.

A Jangada de Pedra

José Saramago

Editorial: Caminho.
PVP: conforme tarifa.
Dicionario do palavrâo e de outras inconvenièncias

Orlado Neves, Carlos Pinto Santos

Edita: Notícias editorial.
PVP: conforme tarifa.
 

Nâo e apenas uma obra de tensôes apocalípticas; ela é tamdém o livro da utopía; na sua escrita condensam-se as esperanças e valores do 25 de Abril.

Pretende-se neste dicionário mostrar algo que era proibido socialmente. A obra, para além do corpo alfabetizado de palavras e expressôes, inclui dois apêndices: um que organiza sonas temáticas e outro onde se reúne um pequeno acervo antológico da poesia fescenina portuguesa do século XIII até final do XIX.